Aperte [ esc ] ou feche+

Blog Details

20

Jul

Autor

Daniel

Categoria

Impressão

Glossário de informática para digitalização

fonte: http://netscandigital.com/blog/glossario-de-informatica-para-digitalizacao/

Glossário para Escritório

Para se trabalhar com digitalização de documentos, é essencial ter algum conhecimento na área de informática. Como vamos deixar de trabalhar com arquivos de papéis e começar a trabalhar com arquivos digitais, devemos aprender a lidar com os documentos no formato eletrônico.

Nesse processo de digitalização, podemos encontrar programas, abreviações, palavras ou termos técnicos na área de informática que muitas vezes não sabemos. É sempre bom ter o conhecimento desses termos na hora de comprar um equipamento, baixar algum aplicativo, ler algum manual ou utilizar alguma função de um software de digitalização.

Glossário

 

ADF

A sigla ADF em português significa Alimentador Automático de Documentos. É um dispositivo que alimenta automaticamente o scanner, impressora ou multifuncional com as folhas de sua bandeja, sem a necessidade de intervenção humana.

Bytes

Os bytes, assim como os bits, são medidas usadas na área de computação e telecomunicações, muito utilizadas para medição de capacidade armazenamento e quantidade de memória de algum dispositivo. Encontramos amplamente os múltiplos dos bytes, como os kilobytes (KB) que equivalem a 1024 bytes, os megabytes (MB) que equivalem a 1024 kilobytes, os gigabytes (GB) que equivalem a 1024 megabytes e, em alguns casos, os terabytes (TB) que equivalem a 1024 gigabytes.

CCD

CCD é uma sigla que traduzido significa Dispositivo de Carga Acoplado. É um sensor utilizado em scanners e câmeras que capturam imagens através de circuitos com capacitores acoplados. De modo funcional, o CCD é responsável pela captura da imagem no momento em que a luz é incidida sobre o documento.

Certificado Digital

Certificado Digital é um documento eletrônico que garante a segurança de suas transações online e outros serviços pela internet. A certificação digital é o meio de garantir autenticidade, integridade e confiabilidade de informações eletrônicas. Entre os benefícios do certificado digital, podemos destacar a validade jurídica dos documentos eletrônicos, a segurança da troca de informações e a economia de tempo gerada pelas transações online.

DPI

DPI é extensivamente usado nas descrições de produtos. Dot Per Inch, ou Ponto Por Polegada em português, é a medida de referência da resolução de cor e corresponde ao número de pontos que podem ser encontrados em uma polegada de uma certa imagem. Quanto maior o número de DPI, mais pontos essa imagem possui, aumentando assim a qualidade da mesma. Essa medida sempre se refere à resolução de cor no modo horizontal x vertical. Ex.: 2400 x 1200 dpi (2400 dpi horizontal e 1200 dpi vertical).

Driver

Um driver é um software que permite a comunicação entre dois dispositivos diferentes. O driver também pode ser um software que faz com que seu computador se comunique com o hardware. Ele traduz as informações do hardware, de modo que seu sistema operacional reconheça e consiga utilizá-lo. Na área de digitalização, os drivers são softwares que permitem o reconhecimento do scanner em seu computador.

GED

Gerenciamento EletrônicoGerenciamento eletrônico de documentos, ou GED, é um conjunto de tecnologias que visam o gerenciamento das informações por meio digital. Entre as várias funcionalidades do GED, podemos citar a captura, armazenamento, segurança das informações, entre outras.

Java

Java é uma tecnologia utilizada para desenvolver e rodar aplicações úteis em seu computador. Muitos aplicativos instalados em seu computador ou utilizados na internet precisam dessa tecnologia para funcionar, portanto é muito importante ter o Java instalado em sua máquina. O Java é gratuito e pode ser encontrado no site da Oracle.

LED

De uma forma traduzida, a sigla LED significa Diodo Emissor de Luz e é um condutor de energia que transforma energia elétrica em luz visível a olho nu. Na digitalização, o LED é utilizado juntamente com o CCD. Led é o tipo de fonte de luz emitida ao documento enquanto o CCD captura a imagem na hora em que a luz é refletida no mesmo.

Navegador (Browser)

O navegador, também conhecido como browser, é o meio em que o usuário visualiza e interage com o conteúdo de uma página da internet. Existem vários navegadores disponíveis, entre os mais modernos e práticos, destacamos o Google Chrome e Mozilla Firefox.

PDF

Provavelmente essa é a sigla mais utilizada na área de digitalização de documentos. Muitos utilizam esse termo constantemente, seja no escritório ou na residência, mas não sabem o significado da sigla. PDF significa Portable Document Format (Formato Portátil de Documento), e se trata de um formato de arquivo único que preserva o layout de seu documento, independente da fonte que o gerou.

PPM / CPM / IPM

PPM significa Páginas Por Minuto e é o termo utilizado para medir a velocidade de digitalização de um scanner profissional. Também é comum encontrar a sigla IPM que significa Imagens Por Minuto. Essas siglas também são utilizadas como medida de algumas impressoras laser e, em algumas multifuncionais, você pode encontrar a sigla CPM, que significa Cópias por Minuto.

Resolução de cor

Resolução de uma cor é um número de bits que indica o máximo de cores possíveis pra cada pixel individual em uma imagem. Ela influencia o número de cores que pode haver, ou seja, quanto maior a resolução de uma imagem, maior a qualidade da mesma. A medida utilizada na resolução de imagens é o DPI.

Sistema Operacional

Sistema Operacional é a parte funcional de seu hardware. É o sistema que inicializa seu computador e faz com que os programas funcionem corretamente. Ele também é responsável pela parte gráfica de seu computador, oferecendo ao usuário uma visualização amigável de seus aplicativos e softwares. Os sistemas operacionais mais utilizados são o Windows, Linux e MAC OS.

Touch Screen

Touch Screen

Muitos dispositivos hoje em dia, principalmente os dispositivos móveis, contam com a tela Touch Screen. Essa tela também é comum em scanners, impressoras, multifuncionais e outros equipamentos de escritório. Touch Screen é uma tela sensível ao toque, que transmite a localização do toque em coordenadas para o sistema do dispositivo, que localiza a área do toque e funciona de acordo com o mesmo.

informática digitalização