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02

Nov

Autor

Daniel

Categoria

Tecnologia

Empresas de tecnologia e o Metaverso

Conceito que pode levar mais de uma década para ser totalmente realizado, exigirá cooperação entre gigantes da tecnologia

Metaverso ainda se concentra nos videogames, mas deve se expandir e chegar a outras áreas do dia a dia

Metaverso ainda se concentra nos videogames, mas deve se expandir e chegar a outras áreas do dia a dia

Freepik/tirachardz

Facebook mudou seu nome na semana passada para Meta Platforms para sinalizar seu foco no chamado “metaverso”, um ambiente de interação virtual com recursos de realidade virtual e aumentada, que acredita ser o sucessor da internet atual.

Mas bem antes da apresentação da nova estratégia anunciada pelo presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, dezenas de empresas já estavam criando software e hardware que serão usados para ativar este metaverso no futuro.

O conceito, que pode levar mais de uma década para ser totalmente realizado, exigirá cooperação entre gigantes da tecnologia.

Em junho, a empresa de investimento Roundhill Investments criou um fundo negociado em bolsa (ETF) para rastrear e lucrar com o trabalho dos facilitadores do metaverso.

A plataforma de videogame Roblox Corporation, que se tornou pública este ano, prevê o metaverso como um lugar onde “as pessoas podem se reunir em milhões de experiências 3D para aprender, trabalhar, jogar, criar e socializar”.

A Roblox tem como objetivo fornecer aos usuários e desenvolvedores maneiras de criar mundos digitais.

O presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, disse que a empresa está trabalhando para construir um “metaverso empresarial” à medida que os mundos digital e físico convergem em suas ofertas.

Enquanto isso, o responsável pela plataforma de videogames da MicrosoftXbox, Phil Spencer, falou sobre o planejamento de “um metaverso ou construção de realidade mista”.

O Facebook, que começará a operar como Meta Platforms em 1º de dezembro, disse que quer ser visto como uma empresa de metaverso, em vez de uma companhia de mídia social.

O grupo tem cerca de 3 bilhões de usuários e está investindo em realidade aumentada e virtual. A empresa também está construindo seu ambiente de realidade virtual Horizon.

A fabricante de chips Nvidia construiu sua plataforma Omniverse para conectar mundos 3D em um universo virtual compartilhado.

A empresa diz que o Omniverse, que é usado para projetos como a criação de simulações de edifícios e fábricas do mundo real, é a base sobre a qual os metaversos podem ser construídos.

Este ano, a controladora do Snapchat, Snap, mostrou seus primeiros óculos de realidade aumentada.

Enquanto isso, a gigante de tecnologia chinesa Tencent registrou muitas patentes relacionadas ao metaverso de seu site social QQ, de acordo com o South China Morning Post.

A Epic Games é a empresa por trás do fenômeno dos videogames Fortnite. A Epic também possui um importante sistema de desenvolvimento de jogos, o Unreal, usado para criação de videogames e outros efeitos visuais, como cenários de programas de TV.

O presidente-executivo da Epic, Tim Sweeney, tem defendido que o metaverso precisará ser um espaço comum participativo.

A Amazon.com, que é o maior fornecedor de serviços de computação em nuvem do mundo e tem várias ofertas de mídia, também é vista como uma potencial nova empresa que disputará espaço no mercado de metaversos.

(fonte: cnnbrasil.com.br/business/empresas-de-tecnologia-correm-para-desenvolver-o-metaverso)

 

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