Aperte [ esc ] ou feche+

Blog Details

30

Apr

Autor

Daniel

Categoria

Tecnologia

Impressão Digital - O Início

Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-impressao-digital,f9987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD


Segundo o Portal da Impressão Digital, pode-se considerar que a impressão digital é o resultado do registro sobre o papel, ou outro suporte, das informações recebidas de um computador na forma de dados digitais sem que haja necessidade de gravar qualquer tipo de matriz, para transferência dessas informações.

Em produção gráfica, a impressão digital é um método de impressão no qual a imagem é gerada a partir da entrada de dados digitais direto do computador para a impressora de produção.

A impressão digital começou a ser difundida, a partir da década de 1990, como evolução da impressão gráfica tradicional. Mais exatamente em 1993, na feira internacional IPEX – The Networking Resource Centre For The Global Print Industry, ocorrida na Inglaterra. Nessa oportunidade, apresentaram-se os primeiros sistemas digitais de impressão em policromia.

Na DRUPA de 1995, feira realizada na Alemanha, a impressão digital foi a grande estrela da maior mostra de equipamentos gráficos do planeta. Já na edição de 2000 da DRUPA, quando a feira comemorou seus 50 anos, que a impressão digital mostrou que veio mesmo para ficar.

A digitalização do processo de pré-impressão criou a possibilidade única de produção dentro da rede, integrando todas as fases da cadeia gráfica.

A automação do fluxo de trabalho foi expandida, objetivando a inclusão dos sistemas de desenvolvimento digital, desde a fase da pré-impressão até a de acabamento.

Para implantar a tecnologia digital em uma empresa é preciso mais do que investimento em tecnologia. É imprescindível promover uma ruptura e criar novos conceitos de parceria, com fornecedores e clientes.

Segundo o Manual Prático de Produção Gráfica, mais do que imprimir a tecnologia de impressão digital representa uma nova forma de criação e comunicação. A possibilidade de poder fazer uma prova do material a ser impresso diretamente do computador e realizar correções de imediato são benefícios que tem feito a impressão digital ganhar novos adeptos.

Outras vantagens da impressão digital em relação à impressão gráfica tradicional podem ser destacadas:• Maior rapidez no processo de impressão;• Maior qualidade do material produzido;• Diminuição de custo para impressão em tiragens reduzidas;• Potencial de customização de conteúdo;• Possibilidade de aplicação em diferentes produtos;• Utilização de diversos materiais além do papel, como por exemplo, o vinil adesivo;• Secagem rápida da impressão;• Possibilidade de utilização da Internet.

 

Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-impressao-digital,f9987a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Impressão Digital